Caracterização

Caracterização da Escola

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

O Jardim-Escola João de Deus secção da Estrela é um dos centros da Associação de Jardins-Escola João de Deus. Fundado em 1915, é o mais antigo de Lisboa. Funciona junto ao Museu Bibliográfico João de Deus e da Escola Superior de Educação João de Deus na Avenida Álvares Cabral, nº. 69 A, freguesia de Campo de Ourique, Concelho e Distrito de Lisboa.
O Jardim-Escola fica no centro de um triângulo constituído pelos bairros de Campo de Ourique, Lapa e S. Bento.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Jardim-Escola é constituído por dois módulos de arquitectura diferente. Um primeiro módulo construído em 1915 da autoria do Arquitecto Raul Lino e um segundo módulo construído em 1975 de arquitectura indiferenciada que tem vindo a ser alvo de reformas prevendo-se a conclusão de todo o processo durante o segundo semestre de 2002. O estado de conservação do imóvel pode ser considerado razoável considerando a idade e os trabalhos de conservação e melhoramento que têm sido realizados nos últimos anos.
O edifício possui doze salas de aula, um salão, um ginásio, uma biblioteca, uma sala de informática, um gabinete médico, uma sala de professores, uma sala multiusos (onde decorrem nomeadamente, as aulas de Educação Musical), um gabinete de Direcção, uma secretaria, um refeitório, uma cozinha, três despensas, uma sala de material de educação física, um vestíbulo, cinco zonas de casas de banho para crianças, quatro zonas de casas de banhos de adultos e dois espaços exteriores de utilização polivalente.

São ainda utilizados os laboratórios, o ateliê de Cerâmica, a sala de informática e o ginásio da Escola Superior de Educação João de Deus.
O Jardim-Escola apresenta uma orgânica interna funcional e pedagógica, em consonância com a metodologia João de Deus e de um plano anual traçado em consenso por todos os docentes e subordinado a um tema globalizante. Existem no Jardim-Escola atividades curriculares disciplinares, não disciplinares e extra curriculares. As actividades curriculares disciplinares e não disciplinares do 1º e 2º ciclo estão de acordo com os programas e planificações em vigor na Associação de Jardins-Escolas João de Deus.
As actividades curriculares do Pré-Escolar estão definidas nas planificações anuais das diferentes classes também de acordo com os programas e planificações em vigor na Associação de Jardins-Escolas João de Deus.